Sobre
A Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública foi criada por meio da Lei Complementar nº 1.072, de 21 de dezembro de 2023, com o objetivo de modernizar a gestão das emissoras públicas mais tradicionais do Estado: a Rádio Espírito Santo e a TVE Espírito Santo. A Instituição tem por finalidade desenvolver atividades na área da educação e da cultura e defesa, conservação e divulgação do patrimônio histórico e artístico do Estado do Espírito Santo, através da exploração dos serviços públicos de rádio, televisão, internet e de outras mídias que se revelem adequadas ao cumprimento de seus objetivos estratégicos.
Com a missão de promover a cidadania e fortalecer a identidade capixaba a partir da difusão de conteúdos de qualidade, inclusivos e plurais, a instituição deu início às suas atividades em 12 de abril de 2024, quando passou a equipar-se dos recursos necessários à promoção de melhorias na quantidade e, principalmente, na qualidade das entregas para a população.
A migração da Rádio Espírito Santo para o espectro FM e a interiorização do sinal da TVE compõem os primeiros passos rumo à modernização da Comunicação Pública capixaba. 
Além da responsabilidade sobre as emissoras, caberá à entidade a gestão do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, cujo projeto de reforma está em andamento. Quando concluídas as intervenções necessárias, o local abrigará a própria sede da Fundação, em um espaço totalmente revitalizado e devidamente equipado.

– Sobre Carmélia

Carmélia Maria de Souza nasceu em 1936 no município de Rio Novo do Sul. Mulher negra, pobre, lésbica e autodidata, tornou-se uma das mais importantes cronistas do Espírito Santo, sendo chamada de a “Cronista do Povo”. Morreu aos 38 anos, vítima de uma embolia pulmonar, em 1974.
Como homenagem ao seu legado, em 1986 o Governo do Estado inaugurou o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, no bairro Mario Cypreste, em Vitória. O espaço nasceu vocacionado para a cultura e as artes, tornando-se um dos espaços culturais mais importantes do Espírito Santo entre as décadas de 1980 e 1990, dispondo de teatro, cinema, biblioteca e galerias de arte. Por vários anos, o Centro Cultural sofreu com os efeitos implacáveis do tempo, até que em 2021 o Governo do Estado retoma a concessão do imóvel e inicia o processo de reforma e revitalização do lugar.
A criação da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, integrando a TVE e a Rádio Espírito Santo e ambientando-as no Centro Cultural de mesmo nome, é mais uma homenagem ao legado jornalístico, artístico e cultural desta importante personagem capixaba.

– Sobre a TVE

A TVE é a segunda emissora de televisão mais antiga do Espírito Santo: entrou no ar no dia 13 de junho de 1974. Na década de 1980, período conhecido como “os anos de ouro”, a emissora chegou a produzir 14 programas, como Fanzine, Primeira Pessoa, Rataplan e Espaço Dois.
A emissora garante o registro e a memória de fatos e de pessoas e, no ano do cinquentenário, a TVE celebrou o lançamento do acervo digitalizado na plataforma da Midiateca Capixaba. Cenas raras da história do Espírito Santo, testemunhadas pelos microfones e câmeras da emissora pública dos capixabas, podem ser acessadas gratuitamente pela internet.
Em 2024, a emissora pública dos capixabas celebrou meio século no ar com uma programação que valoriza cultura, educação, informação e entretenimento, contribuindo para a valorização da identidade capixaba.

– Sobre a Rádio ES

Inaugurada oficialmente em 14 de janeiro de 1940, a Rádio Espírito Santo foi a primeira emissora de radiodifusão capixaba, com o prefixo PRI-9 e o slogan “A Voz de Canaã”. Pioneira, a emissora pública abriu as portas para a propagação da cultura capixaba e revelou diversos profissionais do rádio e do cenário musical.
No dia 27 de setembro de 2023, houve a migração de modulação da Rádio Espírito Santo para o espectro FM. Depois de 83 anos em 1160 AM, a emissora passou a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz.
A mudança fortalece a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos, seguindo o propósito de ser cada vez mais a “Companheira de Todas as Horas” de seu público fiel. Ao sintonizar a frequência 89.1, o ouvinte conta com música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise que da rádio mais tradicional que o Espírito Santo, que inaugura uma jornada de inovação de seu sinal e da sua programação, para entregar cada vez mais qualidade aos ouvintes.
plugins premium WordPress